os Convidados

Briane Panitz Bicca é Arquiteta e Urbanista pela UFRGS, 1969, Especialista em Planejamento do Desenvolvimento, Sendec/UNB, 1974, Doutora pela Universidade de Ciências Sociais – Grenoble, 1979, Especialista em Preservação do Patrimônio – ICCROM, Roma, 1989, Pós-doutora -CEHCMA – Palais de Chaillot, Paris, 1990. Pelo IPHEA participou da CNPU e do Programa de Cidades Históricas, na Fundação Pro-Memória, foi membro do GT de preservação de Alcântara, coordenou por 8 anos o GT de preservação de Brasília, tendo preparado o dossiê para sua inscrição no Patrimônio Mundial Unesco, 1988. No IPHAN, foi assessora da presidência, tendo orientado ações e planos de preservação de várias cidades históricas Patrimônio Nacional. Durante 8 anos foi coordenadora de cultura do escritório da Unesco no Brasil. Na Prefeitura de Porto Alegre dirige o Projeto Monumenta. Autora de artigos em várias publicações no país e exterior, em 2000 produziu “Patrimônio Mundial no Brasil”, Unesco e em 2004 “Somos da Praça”, sobre a qualificação dos artesãos da Praça da Alfândega, Porto Alegre. Em 2007 coorganizou “Arquitetura na Formação do Brasil”, Unesco, Brasília; reeditado em 2008 pelo IPHAN.

Cláudia Piantá Costa Cabral possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Teoria e História da Arquitetura – Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB, UPC, 2001). Professora adjunta do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação; pesquisadora nível 2 do CNPq. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projeto, teoria, história e crítica de arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura do pós-guerra aos anos setenta, continuidade e crítica da modernidade, relações entre cultura arquitetônica, arte e tecnologia, estudo das tipologias arquitetônicas. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PROPAR-UFRGS.

Flávia Seligman, graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), tem mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) na área de Cinema. Atualmente é professora do Curso de Realização Audiovisual da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Produtora e diretora cinematográfica, realizou os curta-metragens: Prazer em Conhecê-la (1987), Mazel Tov (co-direção com Jaime Lerner, 1990), O Caso do Linguiceiro (co-direção com Francisco Ribeiro, 1995), Um Dia no Mercado (1998) e A Noite do Senhor Lanari (2003). Recentemente, produziu e dirigiu os documentários Ilhas Urbanas (2005) e Certos Olhares (2008).

Giba Assis Brasil é montador e roteirista. Professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos desde 2003, também deu aulas na UFRGS entre 1994 e 2005. Diretor do longa-metragem, Verdes Anos (1984) e do longa em super-8, Deu Pra Ti Anos 70 (1981). Roteirista dos longas: Me Beija (1984), O Mentiroso (1988) e Super Colosso (1995), das minisséries de tv: Agosto (1993) e Luna Caliente (1998). Montador dos longas: Tolerância (2000), Houve Uma Vez Dois Verões (2002), O Homem Que Copiava (2003), Meu Tio Matou Um Cara (2005), Sal de Prata (2005), Saneamento Básico, o Filme (2007), Ó Pai, Ó (2007), 3 Efes (2007), Gigante, Como o Inter Conquistou o Mundo (2007), Nada Vai Nos Separar (2009), Quase um Tango (2009) e Antes Que o Mundo Acabe (2009); montador de mais de 20 episódios de tv e de mais de 30 curtas, entre eles Ilha das Flores (1989), Deus Ex-machina (1995) e Dona Cristina Perdeu a Memória (2002). Atualmente prepara a finalização de uma série de tv.

Joaquim Redig é formado em Desenho Industrial pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial), em 1968. Trabalhou com Aloísio Magalhães durante 15 anos no escritório PVDI (até 1981) e desenvolveu projetos de Sinalização, Identidade Visual e de Produtos para clientes como Shell, Postos Ipiranga, Metrô do Rio, Hotéis Othon, Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Embratur, entre muitos outros. Além da prática profissional, dedica-se há mais de 30 anos ao ensino do Design e é autor de livros como: Sobre desenho industrial (Esdi, 1977; UniRitter, 2006), Sentido do design (edição do autor, 1983), No mínimo: condições mínimas para o ensino do design (UFSM, 1992) e Nossa Bandeira (Fraiha, 2010). Atualmente é Titular do escritório Design Redig Associados (desde 1983), onde atua nas áreas do Design Industrial, Design de Sinalização e de Identidade Corporativa. Professor na PUC-Rio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (desde 1975).  Professor visitante e conferencista em diversas faculdades de Design no Brasil e na América Latina.

Jorge Furtado é diretor e roteirista dos longas: Houve Uma Vez Dois Verões (2002), O Homem Que Copiava (2003) e Meu Tio Matou Um Cara (2005), além de vários curtas-metragens premiados no Brasil e no exterior, como: O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda (1986), Barbosa (1988), Ilha das Flores (1989), Esta Não é a Sua Vida (1991), Angelo Anda Sumido (1997) E O Sanduíche (2000). Roteirista e diretor do episódio Estrada do longa-metragem Felicidade é… (1995). Para a TV Globo, dirigiu a série Cena Aberta (2003), a minissérie Luna Caliente (1998) e escreveu dezenas de roteiros: Agosto (1993), Memorial de Maria Moura (1994), A Invenção do Brasil (2000), etc., além da série Comédias da Vida Privada, da qual também dirigiu o episódio Anchietanos (1997). Atualmente prepara o roteiro de seu novo longa.

José Antônio Verdi é formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS (2001); Presidente da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre – AJE/POA (2000); Presidente da Associação dos Profissionais em Design no RS – ApDesign (2003/2004); Fundador e sócio-diretor da Verdi Design, escritório de Design que atua há mais de 20 anos no mercado prestando serviços de gestão estratégica de marcas, desenvolvimento de identidades visuais, sistemas de sinalização, projetos de embalagens e materiais para pontos-de-venda.

Luis Henrique Alves Candido é graduado em Desenho Industrial (ULBRA), Mestre e Doutorando em Engenharia de Materiais pelo PPGEM/UFRGS. Atualmente é professor no curso de Design/UFRGS e pesquisador no LdSM/UFRGS. Tem ampla experiência industrial nas áreas de projeto de produto/processo, e realiza pesquisas nos seguintes temas: metodologia de projeto, projeto de produto, ecodesign, seleção de materiais, modelos e protótipos.

Maturino Salvador Santos da Luz possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1981), especialização em arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Portugal (1983) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Ritter dos Reis, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo no Brasil e na América Latina, imigração alemã no Brasil e conservação e restauração de edifícios e monumentos.

Norberto José Pinheiro Bozzetti é arquiteto, graduado pela UFRGS, com especialização nas áreas de Comunicação, Marketing e Design. Fundador e sócio-diretor de empresas de comunicação e de Design, desde os anos 70. Autor de inúmeros projetos de comunicação visual e design gráfico para organizações privadas e públicas, no Brasil e no exterior, muitos deles premiados em nível regional e nacional. Atualmente, lidera a equipe Bozzetti Design, é professor universitário do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, sócio honorário e Coordenador do Núcleo de Design Gráfico da Associação de Profissionais em Design do RS – ApDesign.

Priscila Zavadil é graduada em Comunicação Social pela UFRGS (2004), Especialista em Design de Produto – Gráfico e Informação (UniRitter, 2009), e Mestranda em Design – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação e Design, coordenando e desenvolvendo atividades como identidade visual, embalagens, materiais gráficos e promocionais, pontos-de-venda e editorial.  E experiência acadêmica em Design de Superfície, Projeto Visual, Modelos e Protótipos e Design de Embalagem. Atualmente é  professora substituta no Departamento de Design e Expressão Gráfica – cursos de Design Visual e Design de Produto – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vanessa Johnson é graduada pela PUCRS e Especialista em Design Gráfico Identidade Visual do Sistema-produto através da Unisinos. Atuou em Design de Moda, no projeto P&D: Caracterização Energética e Técnico-Econômica de Fazendas Eólicas no RS, como também desenvolveu o Design Territorial, para a região de Pinto Bandeira, na serra gaúcha. Construiu o espaço virtual  “+ Aloisio Magalhães“, no qual concentra fases da trajetória do Papa do Design Brasileiro, como um catálogo raisonné. Sua linha de pesquisa gira em torno do patrimônio gráfico e de referências genuinamente nacionais.

Vilson João Batista é Engenheiro Mecânico pela PUC-RS (1986), Especialista em Projeto de Produto pela PUC-RS (1989),  Mestrado em Engenharia de Materiais, Metalurgia e Minas pela UFRGS (1993) e Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC (1998). É coordenador do Laboratório de Engenharia de Projeto de Produto ENGEPRO/GPFAI/DEMEC/EE/UFRGS, e vem atuando nesta área com Desenvolvimento de Projeto de Produto, com atividades em inúmeros projetos de P&D através de EDITAIS FINEP/MCT/CNPq, em parceria com Empresas & Universidade. Atua com Grupos Interdisciplinares formado por Engenheiros: Agrônomos, Agrícolas, Eletricistas, Mecatrônicos e Materiais. Tem trabalhado em projetos com desenvolvimento nas máquinas agrícolas, motores agrícolas e mobilidade ônibus e veículos alternativos de cargas e passageiros. Desde julho de 2007 vem atuando com grupos de trabalho interdisciplinares no tema da Tecnologia Assistiva (TA), junto ao PGDesign/UFRGS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s